Nova lei?

setembro 22, 2009

Estava vendo uma notícia do UOL , que achei bem interessante e, também, bastante polêmica. Alguns políticos franceses, em uma campanha contra as desordens alimentares, querem que sejam afixado um “aviso de saúde”, nas fotos que modelos aonde é usado o Photoshop.
De acordo com Valerie Boyer, do partido do presidente Nicolas Sarkozy, UMP, estas fotos podem fazer com que as pessoas acreditem em uma realidade que, de fato, não existe.
Na lei proposta, todas as fotos que forem editadas digitalmente, terão que ter a frase: ” “fotografia retocada para modificar a aparência física de uma pessoa”

gisele

Boyer também disse que, com esta nova mania de retoques excessivos em fotos de editoriais e catálogos, as mulheres acabam sendo iludidas por um padrão de beleza irreal e isso acaba gerando problemas psicológicos e também, desordens alimentares.
Quem infringir esta lei, que foi proposta na semana passada, deverá pagar uma multa de 37.500 euros, ou até 50% do custo do anúncio.

Bapho né?!

Minha opinião na verdade, tem os dois lados da moeda: Como publicitária formada, sei que os retoques em fotos de campanhas publicitárias e editorais, são necessários. E acredito que eles devam sim, conter a frase, mas apenas em caso de excesso ( Alô Ticiane?). Mas como toda lei que se preze, é cometida ao exagero….
Por outro lado, achei muito legal a iniciativa porque, realmente existem meninas que se espelham em modelos que aparecem em editoriais com retoques excessivos que não são nem um pouco reais e que acabam causando transtornos alimentares a fim de se chegar neste tão sonhado corpo perfeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: